Skip to content Skip to footer
Marca FotoRio 2020

Sobre o FotoRio 2020

Em 2020, o FotoRio pretende construir uma plataforma online de comunicação e produção de conteúdo consolidando, assim, sua atuação nos planos nacional e internacional, de modo a contribuir para a democratização do acesso à informação sobre a fotografia e seu universo.

A plataforma fotorio.fot.br será um canal para apresentação de obras, debate e desenvolvimento da cultura visual sem fronteiras. No entanto, o Festival continuará no calendário anual de eventos da cidade do Rio de Janeiro com programação própria, como ápice da sua proposta de promoção e valorização da fotografia.

Nossa história

FotoRio nasceu em 2003, com o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural. Desde então, destaca a importância da fotografia no campo da arte, na comunicação e na vida social contemporânea.

É o mais antigo festival de fotografia do país. Inicialmente bienal e anual a partir de 2013, em 2020 realizará sua 13ª edição, tendo abrigado mais de 1.100 exposições, projeções, debates, cursos e atividades afins, envolvendo cerca de 2.000 fotógrafos brasileiros e estrangeiros.

 

Somos um agente de desenvolvimento da cultura visual, que promove a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil, como referências da fotografia no continente, reforçando a vocação natural do Rio como cenário e criador de imagens, além de marco histórico, pela produção das três primeiras fotografias feitas na América do Sul.

Ao investir em uma presença constante e dinâmica no meio digital, pretendemos ampliar sua rede de comunicação e, por conseguinte, seu potencial transformador no campo das artes visuais.

O FotoRio se reconhece como um movimento de fotógrafes da cidade do Rio de Janeiro, coordenado por Erika Tambke, Ioana Mello, Milton Guran, Nana Moraes, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Thomas Valentin.

Quem faz o FotoRio

Milton Guran

Fotógrafo e antropólogo
Pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1991), por duas vezes, do prêmio Marc Ferrez da Funarte e do Rumos do Itaú Cultural. Autor de Linguagem Fotográfica e Informação (2005, 3ª ed.). Agudás – Os Brasileiros do Benin (2000), Gente não é lixo com Ana Sallas,(2020) e do site acervoaguda.com.br. Criador e coordenador do FotoRio.

Foto por: Nana Moraes

Paulo Marcos

Fotógrafo
Formado em Fotografia pelo Brooks Institute, EUA, e em Jornalismo pela UniverCidade, RJ, foi editor de fotografia de O Globo, Lance! e O Dia. Curador, professor e produtor cultural, desde 2016 dirige o Ateliê Oriente junto com Kitty Paranaguá, onde já realizaram mais de 500 eventos de fotografia, arte e cultura. É coordenador de exposições e membro do grupo gestor do FotoRio.

Foto por: Nana Moraes

Nana Moraes

Fotógrafa
Coordenadora de Formação do FotoRio. Diretora do Retrato Espaço Cultural. Coordenadora do Espaço Educação Valda Nogueira. Colabora desde 1990 para os mercados editorial, cultural e publicitário. Publicou o livro "Andorinhas", Nau Editora/2011. Em, 2017 expôs “Ausência” no FotoRio e no Paraty em Foco. E em 2018 expôs na Fiocruz, onde recebeu a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos.

Foto por: Nana Moraes

Erika Tambke

Fotógrafa
Fotógrafa freelancer, participante do Coletivo Favela em Foco, professora de fotografia e geógrafa por diploma e coração. Amadora de literatura de cordel. Como doutoranda da ECO/UFRJ pesquiso fotografia popular no Rio de Janeiro.

Foto por: Erika Tambke

Thomas Valentin

Fotógrafo
Fotografa há mais de 40 anos, tendo participado em exposições fotográficas individuais e coletivas no Rio de Janeiro, Tiradentes e Paraty. Colaborou com Helio Oiticica na obra Cosmococa 6, realizada em New York em 1973 e exposta no Hamburger Banhof Berlin (2013) e Art Institute of Chicago (2017). Desde 2018 integra o time de coordenação do FotoRio.

Foto por: Nana Moraes

Ioana Mello

Curadora
Ioana Mello tem um mestrado em história da arte pela PUC-Rio e em estética e história da fotografia pela Sorbonne, além de um MBA em mercado de arte pela Sotheby’s. Foi professora de fotografia, escreve para revistas internacionais, participou do "Rencontres D'Arles" e da organização de livros e colabora com galerias e coletivos entre o Brasil e a Europa.

Foto por: Nana Moraes

Edições passadas

Contato

Entre em contato pelo e-mail contato@fotorio.fot.br ou preencha o formulário abaixo:

    Baixe aqui o arquivo
    institucional do FotoRio

    Imprensa

    Somos um agente de desenvolvimento da cultura visual, que promove a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil, como referências da fotografia no continente, reforçando a vocação natural do Rio como cenário e criador de imagens, além de marco histórico, pela produção das três primeiras fotografias feitas na América do Sul.

    Para entrar em contato diretamente com a equipe para fins de imprensa, envie um e-mail para contato@fotorio.fot.br com o título IMPRENSA