
Sobre o FotoRio 2022
Criado em 2003, inicialmente bienal e anual a partir de 2011, nestes 19 anos o FotoRio abrigou mais de 1.200 exposições, projeções, debates, cursos, lançamento de livros e atividades afins, envolvendo centenas de fotógrafes brasileiros e estrangeiros.
No FotoRio 2022 se destacam a Leitura de Portfolio, Encontros da Ocupação Visual, diversas exposições fotográficas, projeções e rodas de conversa, abertas ao publico em diversos espaços no Rio de Janeiro. Esta edição marca também o lançamento do Prêmio Anual Maurício Lissovsky.
O FotoRio se reconhece como um movimento de fotógrafes da cidade do Rio de Janeiro, coordenado por Erika Tambke, Ioana Mello, Milton Guran, Paulo Marques Mendonça Lima e Thomas Valentin
Nossa história
O FotoRio nasceu em 2003, com o objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural. Desde então, destaca a importância da fotografia no campo da arte, na comunicação e na vida social contemporânea.
É o mais antigo festival de fotografia do país. Inicialmente bienal e anual a partir de 2013, em 2020 realizará sua 13ª edição, tendo abrigado mais de 1.100 exposições, projeções, debates, cursos e atividades afins, envolvendo cerca de 2.000 fotógrafos brasileiros e estrangeiros.
Somos um agente de desenvolvimento da cultura visual, que promove a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil, como referências da fotografia no continente, reforçando a vocação natural do Rio como cenário e criador de imagens, além de marco histórico, pela produção das três primeiras fotografias feitas na América do Sul.
Ao investir em uma presença constante e dinâmica no meio digital, pretendemos ampliar sua rede de comunicação e, por conseguinte, seu potencial transformador no campo das artes visuais.
O FotoRio se reconhece como um movimento de fotógrafes da cidade do Rio de Janeiro, coordenado por Erika Tambke, Ioana Mello, Milton Guran, Nana Moraes, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Thomas Valentin.
Quem faz o FotoRio
Milton Guran
Fotógrafo e antropólogo
Pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Ganhador da Bolsa Vitae de Artes (1991), por duas vezes, do prêmio Marc Ferrez da Funarte e do Rumos do Itaú Cultural. Autor de Linguagem Fotográfica e Informação (2005, 3ª ed.). Agudás – Os Brasileiros do Benin (2000), Gente não é lixo com Ana Sallas,(2020) e do site acervoaguda.com.br. Criador e coordenador do FotoRio.
Paulo Marcos
Fotógrafo
Formado em Fotografia pelo Brooks Institute, EUA, e em Jornalismo pela UniverCidade, RJ, foi editor de fotografia de O Globo, Lance! e O Dia. Curador, professor e produtor cultural, desde 2016 dirige o Ateliê Oriente junto com Kitty Paranaguá, onde já realizaram mais de 500 eventos de fotografia, arte e cultura. É coordenador de exposições e membro do grupo gestor do FotoRio.
Erika Tambke
Fotógrafa e professora, é mestre em Latin American Cultural Studies/Visual Culture pela Birkbeck/University of London. Doutoranda na Escola de Comunicação/UFRJ com uma pesquisa sobre fotografia popular no Rio de Janeiro. Nomeadora do World Press Photo entre 2018 e 2021, participou do júri do Prix Photo da Aliança Francesa em 2020. É membro do Coletivo Favela em Foco e Fotografia Periferia e Memória.
Thomas Valentin
Fotógrafo
Fotografa há mais de 40 anos, tendo participado em exposições fotográficas individuais e coletivas no Rio de Janeiro, Tiradentes e Paraty. Colaborou com Helio Oiticica na obra Cosmococa 6, realizada em New York em 1973 e exposta no Hamburger Banhof Berlin (2013) e Art Institute of Chicago (2017). Desde 2018 integra o time de coordenação do FotoRio.
Ioana Mello
Curadora
Ioana Mello tem um mestrado em história da arte pela PUC-Rio e em estética e história da fotografia pela Sorbonne, além de um MBA em mercado de arte pela Sotheby’s. Foi professora de fotografia, escreve para revistas internacionais, participou do "Rencontres D'Arles" e da organização de livros e colabora com galerias e coletivos entre o Brasil e a Europa.
Baixe aqui o arquivo
institucional do FotoRio
Imprensa
Somos um agente de desenvolvimento da cultura visual, que promove a cidade do Rio de Janeiro e o Brasil, como referências da fotografia no continente, reforçando a vocação natural do Rio como cenário e criador de imagens, além de marco histórico, pela produção das três primeiras fotografias feitas na América do Sul.
Para entrar em contato diretamente com a equipe para fins de imprensa, envie um e-mail para contato@fotorio.fot.br com o título IMPRENSA