Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

[DIA 4] Semana Fotolivros | “15:30” e “Sobremarinhos – Capitanias e tiranias”

FotoRio Virtual 2020 | “15:30” de Isis Medeiros “Sobremarinhos – Capitanias e tiranias” de Gilvan Barreto Apresentação: Erika Tambke. Comentários: Thomas Valentin e Michele Bastos
Sobre 15:30: é o livro de estréia da fotógrafa mineira Isis Medeiros e traz 71 imagens de seu trabalho documental sobre os impactos ambientais e sociais após 5 anos do maior crime ambiental da história do país: o rompimento da barragem do Fundão em 2015, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Além das fotografias da autora, a publicação conta com prefácio do escritor e ambientalista Ailton Krenak, cartas de mulheres atingidas escritas à fotógrafa e um mapa (em anexo). Esse livro é resultado de uma pesquisa imagética dedicada à memória e justiça dos povos atingidos da Bacia do Rio Doce.
Sobre Sobremarinhos — Capitanias e tiranias: “Sobremarinhos: capitanias e tiranias” fala de um país, uma terra em transe, na qual a lógica sucumbiu, o ódio se alastrou, o diálogo político foi corrompido e os salvadores da pátria se perderam entre messianismos anacrônicos e negociatas escusas.

Leave a comment