The museum is open today 10 am - 5 pm
34th Ave, Queens, NY 11106

SOBRE O FOTORIO VIRTUAL

FotoRio 2020 VIRTUAL é o formato desta 13ª edição do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, refeita em função da pandemia.

Criado em 2003, inicialmente bienal e anual a partir de 2011, nestes dezessete anos o FotoRio abrigou mais de 1.200 exposições, projeções, debates, cursos e atividades afins, envolvendo centenas de fotógrafes brasileiros e estrangeiros.

O formato virtual deste ano – de presencial só teremos exposições em lambe-lambe e uma projeção – nos permitiu expandir bastante o alcance da Leitura de Portfólio e da Semana de Ocupação Visual e incorporar participantes de todas as regiões do país e do exterior, com ênfase na América Latina. Também

as rodas de conversa feitas através das plataformas digitais ganharam outra dimensão, por ficarem à disposição de todos para serem vistas e revistas quando for mais conveniente para cada um.

Nesta edição temos ainda um destaque especial para o acervo de fotos Por dentro de um tempo suspenso, projeto sobre esse momento de pandemia organizado pelo FotoRio, Foto em Pauta/Tiradentes, Festival de Fotografia Solar e Doc Galeria.

O FotoRio se reconhece como um movimento de fotógrafes da cidade do Rio de Janeiro, coordenado por Erika Tambke, Ioana Mello, Milton Guran, Nana Moraes, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Thomas Valentin.

9I4A5268

Leitura de Portfólio 2020

As leituras de portfólio ganharam ainda mais projeção na programação do FotoRio 2020 VIRTUAL. Pensadas como um espaço de troca e de diálogo, as leituras acontecerão de 25 a 27 de novembro de 2020 na sua casa! Diante da instabilidade que vivemos face ao COVID-19, esse ano as leituras de portfólio serão virtuais. E o FotoRio 2020 VIRTUAL ainda muitas outras novidades. Confira abaixo e saiba como participar.

Screen-Shot-2020-10-25-at-13.22.25

Ocupação visual 2020

Desde o início, o FotoRio propõe uma reflexão sobre as práticas fotográficas. A partir desta necessidade, criou-se um espaço de debate para pensarmos o acesso à fotografia. Que outras narrativas vêm sendo desenvolvidas e como podemos aprender com esses processos? Hoje só é possível avançar este debate como uma ocupação. Um debate que seja feito por todos, em um troca que se preze a horizontalidade.

Newsletter

Receba e-mail sobre atualizações,
eventos, etc.