Skip to content Skip to footer

Evento Centro Cultural Justiça Federal

FotoRio no Centro Cultural Justiça Federal

Local: Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Abertura: 9 de setembro de 2025

Como olhar junto (vídeo instalação)

Luiza Baldan

Local: Cela

O projeto “Como Olhar Junto” investiga memórias, paisagens e relações comunitárias na Cova do Vapor, Portugal. Entre encontros na Biblioteca do Vapor e a coleta de histórias de vida e observações sensoriais, Baldan busca resgatar afetos e narrativas de um território em constante transformação. Guiado por uma publicação que aborda pertencimento, identidade e resistência, o projeto reúne texto, fotografias e um vídeo realizado com Patrícia Black, que combina duas performances feitas na praia com moradores do vilarejo. A partir desse vídeo, Baldan também conduz palestras performáticas ao lado do artista sonoro Nico Espinoza. 

Sois negros

Coletiva de artistas guianenses / Curadoria de Ioana Mello e Paul-Aimé William

Local: Salas A1 – D1 - E1

Artistas: Nathyfa Michel, Karl Joseph & Marc-Alexandre Tareau, NouN & T2i, Ojoz, Dayfe.

Cada imagem gera inúmeros modos de existência que descortinam novas estratégias que desafiam a ordem social e as hierarquias sociais. Em sintonia com Aimée Césaire chamamos a essas multiplicidades modais sóis negros.

Nego Fugido, memórias quilombolas

Nicola Lo Cauzo / Curadoria de Ioana Mello

Local: Sala B1

A exposição resulta de uma prática fotográfica desenvolvida em torno de memórias de resistência à escravidão e, mais especificamente, em torno da memória do Nego Fugido, personagem encontrado na comunidade de Acupe, na Bahia.

Mulheres: identidade e meio ambiente – uma cartografia sensível

Coletivas de artistas francesas: Sophie Zenon, Caroline Tabet, Flora Nguyen, Alice Pallot, Karen Biswell / Curadoria de Jean Luc Monterosso e Ioana Mello

Local: Sala C1

A exposição reúne o olhar de cinco fotógrafas francesas de diferentes origens sobre o meio ambiente a partir das suas vivências culturais, tendo em comum a preocupação com  as consequências do desastre ambiental que estamos assistindo.

Vale Night

Aleta Valente / Curadoria de Paulo Marcos e Milton Guran

Local: Salas A2 - B2

A exposição reúne o resultado de um projeto de imersão da autora com diversas mães solos, a quem ela se propõe a cuidar da criança para que a mãe tenha uma noite livre. Em troca, a mãe utiliza uma câmera fornecida pela artista e registra alguns momentos da sua noite. Uma seleção dessas fotos é exibida em impressões fine art e outra seleção compões um vídeo a ser projeto no espaço expositivo.

O povo leva!!! O povo leva !!!

Juvenal Pereira / Curadoria de Milton Guran

Local: sala C2

A exposição reúne uma seleção de imagens documentais produzidas por ocasião da chegada do corpo do Presidente Juscelino Kubitschek a Brasília há exatos 50 anos.

O povo Khisêtjê versus o agrotóxico

Kamikia Khisêtjê, Renan Khisêtjê e Sâksô Khisêtjê

Local: Sala D2

Seleção de fotos produzidas pelos próprios Khisêtjê expondo a sua cultura e os enfrentamentos com a pressão das grandes culturas do agronegócio sobre o seu território.

10 anos de guerras sem fim

Gabriel Chaim

Local: Sala E2

Documentação de diversos conflitos nos últimos dez anos.

Eventos - Sala de cursos:

11 de setembro

Rede de Fototecas

Roda de conversa sobre a proposta de criação de fototecas estaduais; apresentação da Fototeca Estadual do Rio de Janeiro.

17 de setembro

Viver no Alasca

Relato de experiência da fotógrafa carioca Luciana Withaker sobre seu trabalho durantes vários anos no Alasca sob o ponto de vista fotográfico e pessoal. 

24 de setembro

Enterro JK

Entrevista pública com o fotógrafo Juvenal Pereira sobre a documentação fotográfica do enterro do Pres. JK em Brasília em 1975.

09 setembro 2025

FotoRio no Centro Cultural Justiça Federal

Dia inteiro