24/05, às 18h- Abertura do FotoRio
18h – Apresentação da segunda parte do festival com a participação dos representantes do patrocinador e da rede
18h15 – Apresentação das exposições Lambe-lambe de Graciela Iturbide e Anderson Valentin e entrevista com os autores
FotoRio 2025
Criado em 2003, o FotoRio é um festival internacional de fotografia que celebrou, em 2023, duas décadas de existência. Inicialmente bienal e, desde 2011, com edições anuais, o evento já realizou mais de 1.200 exposições, além de projeções, debates, cursos, lançamentos de livros, premiações e outras atividades ligadas à fotografia — muitas delas em parceria com instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil.
Ao longo de sua trajetória, o FotoRio reuniu centenas de fotógrafas e fotógrafos brasileiros e estrangeiros, consolidando-se como um espaço de valorização da imagem, do pensamento crítico e do intercâmbio cultural.
A edição de 2025 já tem confirmadas as exposições Câmbio de Paradigma, com curadoria de Ângela Berlinde e Marta Soul, no Instituto Cervantes, e Caruru, do artista Karl Joseph em colaboração com Marc-Alexandre Tareau, na Aliança Francesa de Botafogo — ambas com abertura no dia 14 de agosto, às 19h e 18h, respectivamente. Em 9 de setembro, novas exposições serão inauguradas no Centro Cultural Justiça Federal.
Desde sua criação, o festival tem como missão destacar a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea, promovendo sua valorização como bem cultural. O FotoRio atua tanto na preservação da memória visual — por meio da visibilidade a acervos e coleções públicas e privadas — quanto no incentivo à produção fotográfica contemporânea em escala global.
Ao longo dos anos, a programação do festival tem priorizado o diálogo entre diferentes representações e narrativas visuais. Parcerias com artistas de diversas partes do mundo reforçam o compromisso com a pluralidade e a troca intercultural.
Entre as ações formativas, destacam-se as leituras de portfólio, com o tradicional Prêmio Revelação, voltado para fotógrafos e fotógrafas iniciantes, e os Encontros da Ocupação Visual — espaço dedicado à reflexão sobre o acesso à fotografia, suas práticas e seus múltiplos sentidos.
O FotoRio acredita que só é possível avançar no debate sobre imagem e sociedade por meio de um diálogo aberto, horizontal e atento às realidades locais, nacionais e continentais. O festival se propõe a ouvir, aprender e compartilhar saberes — reconhecendo a fotografia como um instrumento potente de expressão, resistência,, conexão entre mundos.
O FotoRio é movimento autônomo de fotógrafas e fotógrafos da cidade do Rio de Janeiro, coordenado por um colegiado composto por Milton Guran, Paulo Marcos de Mendonça Lima e Marina S. Alves.
Calendário
Exposições
Fóruns de debates
Rodas de conversas
Fotolivros
Calendário
Programação em construção!
Exposições
Programação em construção!
Fóruns de debates
Programação em construção!
Rodas de conversas
Programação em construção!
Fotolivros
Programação em construção!
?
Newsletter
Assine e receba e-mails com novidades sobre nossos eventos, posts do blog, exposições e outros assuntos.

