Barra - Exposição de fotos de Pascal Mougin

Pascal Mougin abre programação 2009 do Centro Cultural
da Justiça Eleitoral

Com a exposição Barra, do fotógrafo francês e curadoria de Milton Guran, o CCJE deflagra o calendário em homenagem ao Ano da França no Brasil
Na sexta-feira (24 de abril), o Centro Cultural da Justiça Eleitoral inaugura a programação 2009 com a exposição fotográfica Barra, do francês Pascal Mougin e curadoria de Milton Guran, primeira atividade do calendário em homenagem ao Ano da França no Brasil. Barra também marca o início das ações do Fotorio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro –, que acontece em junho no CCJE.
Barra reúne 45 fotos, sendo 20 delas no formato de 90x90cm, 22 com 40x40cm e uma grande ampliação de 3m². Elas serão expostas de forma “flutuante” pelo teto do prédio histórico do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, valorizando a arquitetura do local que foi tombado pelo Iphan e está em processo de restauração. Com Barra, Mougin critica o modo como a sociedade vive atualmente e aponta as mudanças geradas pela falta de segurança nas grandes cidades.
“Nas principais cidades do mundo, os espaços urbanos vão sendo redesenhados, gerando novas formas de sociabilidade, cada vez mais semelhantes entre si,” diz o curador Milton Guran. Segundo ele, o fotógrafo francês Pascal Mougin, cuja obra é focada na questão urbana, viu de perto os condomínios brasileiros, semelhantes aos que se encontram na França, e traduziu sua vivência em imagens. “No trabalho de Mougin, a vida é retratada como aparece na publicidade dos empreendimentos imobiliários e vista através das câmeras de vigilância dos condomínios, contrapondo-se ao espaço físico real, apresentado numa única imagem, extremamente densa de significado.” Guran explica que, pela repetição da representação de um mundo virtual em contraste com o que chamamos de mundo real, Barra produz sentido. “É assim que faz sua mensagem às novas formas de sociabilidade que vão, pouco a pouco, diluindo aquilo que nos acostumamos chamar de vida social”.
Essas imagens – captadas nos condomínios – são complementadas por uma sequência de retratos de pessoas anônimas, produzidos na porta do restaurante Mineiro, no bairro de Santa Teresa. Esses retratos transmitem a imagem do real, em contraste com o olhar de “tocaia” da câmera que vigia. E representam uma certa resistência urbana à sociedade controlada ao serem projetados continuamente em tela de plasma.
Pascal Mougin
Nascido em 1965, graduado em Literatura e Ciências Humanas, dedica-se à expressão fotográfica que trafega entre a crítica da representação e o documentário. Seu trabalho atual busca registrar atividades contínuas em espaços de arquitetura funcionalista, onde há empresas e em espaços urbanos privados. Em suas obras, Pascal questiona a posição do fotógrafo nos lugares fotografados e a relação da fotografia com outros regimes de imagens (publicitárias, das câmeras de segurança, ficcionais etc) associadas aos objetos fotográficos.

Sobre o Centro Cultural da Justiça Eleitoral
Inaugurado em abril de 2008, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral – CCJE – fica na Rua Primeiro de Março, ao lado dos principais centros culturais e museus da cidade do Rio de Janeiro. No prédio projetado em 1892 para ser a agência central do Banco do Brasil (atualmente em processo de restauração) foram criados diferentes ambientes: duas salas de exposições, sala de leitura, espaços multifuncionais de dramaturgia, um centro de documentação digital e o Museu da Justiça Eleitoral. A curadoria do CCJE está a cargo da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura.
O prédio antigo se manteve sob a posse do Supremo Tribunal Federal (STF) de 1896 a 1909. Até 1946, foi temporariamente utilizado como Caixa de Conversão até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assumisse o local. De 1960 a 1996, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assumiu o prédio que ficou fechado por 12 anos até se tornar o CCJE. Do ponto de vista arquitetônico, a edificação é uma das precursoras do estilo eclético no Brasil, combinando elementos do neoclássico e do barroco com toques de art nouveau.
Além de exposições e projetos temporários, o CCJE possui uma programação cultural fixa e gratuita ao longo do ano. Todas as quartas, às 19h10, abriga concertos de música de câmara, com curadoria do maestro Roberto Duarte. Aos sábados, às 17h, acontecem intervenções artísticas da Cia. de Teatro Íntimo, que mesclam declamações de poesias e apresentações teatrais.
O CCJE funciona de quarta a domingo, de 12h às 19h, e possui oito educadores, estudantes ou graduados em História, que realizam visitas guiadas, contando a história do local e apresentando as exposições vigentes. A entrada é franca. O projeto Eleitor do Futuro levou, ao final de 2008, 32 escolas públicas para uma visita à exposição permanente A História do Voto.
Serviço:
Barra - Exposição de fotos de Pascal Mougin
Data: inauguração em 24 de abril. Abertura para o público no sábado, dia 25. Em cartaz até 10 de maio.
Horário: 12h às 19h - quarta a domingo
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral
Rua Primeiro de Março, 42 – Centro – Entrada franca. Telefone: 2253-7566.
Mais informações
Belém Com
Luana Paternoster luana@belemcom.com.br
Eloah Bandeira eloah@belemcom.com.br
(21) 3826 2490
14 de abril 2009